segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Instituição Financeira



  A instituição financeira é uma organização que tem como finalidade otimizar a alocação de recursos próprios ou de terceiros, obedecendo uma co-relação de risco, custo e prazo.







  O Itaú é um banco com mais de 39 milhões de clientes, com R$ 792,5 bilhões em ativos que são administrados pelos 107 mil colaboradores. Presente em 19 países das Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e em mais de 1.000 municípios brasileiros.




  Além disso, possui uma rede de atendimento com mais de 34 mil unidades no Brasil e no exterior, entre agências e postos de atendimento bancário, e mais de 30 mil caixas eletrônicos e a melhor internet Banking do Brasil.








História da Empresa

ITAU

Tudo começou da década de 40, onde o mundo já vinha com a segunda guerra mundial desde 1939. Em meados de 1942 o Brasil sai da posição de neutralidade na guerra e se alia com os chamados “Aliados”, porcausa de ataques da Alemanha sobre navios mercantis brasileiros. A entrada na II guerra mundial desestabilizou o regime ditatorial no Brasil, o que desencarrilhou a renuncio de Getúlio Vargas do cargo de presidente. Com a queda de Getúlio, e a entrada de Gaspar Dutra com sua inclusão de Brasil como instituição democrata, houve um favorecimento para entrada de capital estrangeiro, e importações vindas de todo o mundo.
Em 1943 e 1944, com a entrada do Brasil na guerra fez com que países cujas matrizes dos bancos fossem em países inimigos tivessem suas atividades financeiras encerradas no Brasil. Com a “exilação” de bancos tradicionais estrangeiros, houve um grande incentivo para a abertura de bancos nacionais, portanto em 1994 foram abertos 327 novos estabelecimentos bancários no Brasil. Com esse crescimento desenfreado de bancos nacionais o Estado teve que restabelecer a Caixa de Mobilização e Fiscalização Bancaria, que fixava um valor mínimo de capital para o inicio de um estabelecimento bancário. Mesmo com essa norma que já restringia vários empreendedores de criar o seu próprio banco, em 1945 foi criada uma nova reformularização do sistema financeiro brasileiro, que criou a SUMOC – Superintendêcia da Moeda e do Crédito, que tinha como função supervisionar os bancos e orientar suas políticas cambiais. Assim somente os bancos mais sólidos e menos vulneráveis a economia permaneceram, e como no caso do Itau, permenece até hoje.

UNIBANCO

A história do Unibanco é marcada por inúmeros pioneirismos no seu segmento financeiro, por grandes administradores que foram protagonistas de brilhantes idéias empreendedoras para o crescimento da instituição chamada hoje de Unibanco, e outra coisa muito marcante na história são as parcerias realizadas com grandes industrias de todos os segmentos no mercado, mas com a singularidade de melhor e mais poderosas no mercado.
O aniversário do Unibanco é marcado pela data registrada em uma carta patente do governo federal autorizando a abertura da seção bancária da Casa Moreira Salles em 27 de setembro de 1924, que anteriormente era uma das mais importantes lojas de comércio em Poços de Caldas, e havia sido fundada em 1918.

Durante mais de 80 anos o Unibanco foi umas das maiores instituições financeiras do Brasil, com parcerias memoráveis o Unibanco sempre souber aproveitar ao máximo totas a oportunidades que surgiram durante sua história, o espírito empreendedor e associativo de todos os seus administradores fez com que conseguissem conquistar um valioso espaço dentro da economia brasileira.


ITAU UNIBANCO HOLDING S/A

Uma holding é uma forma de sociedade criada com o objetivo de administrar um grupo de empresas (conglomerado). A holding administra e possui a maioria das ações ou quotas das empresas componentes de um determinado grupo .
Essa forma de sociedade foi usada no caso do Itáu e do Unibanco, dois bancos que realizaram uma fusão de suas operações financeiras em 2008, tornando-se o Itaú Unibanco Holding S/A, um banco com o total de ativos superior a 790 bihões de reais. O novo banco consolidou-se em um cenário financeiro privilegiado, com enormes possibilidades de melhora de posição perante o cenário global. A estratégia de segmentação, adotada pelos dois bancos há décadas, permite hoje que o Itaú Unibanco integre e disponha de estruturas, produtos e serviços criados para atender às especificidades dos mais variados perfis de clientes.

Na última terça-feira (01/11) o banco Itaú anunciou o maior lucro líquido da história dos bancos brasileiros:








Organograma Itaú Unibanco Holding S/A

Missão, Visão e Objetivos Organizacionais

MISSÃO

A missão do Itaú Unibanco é fornecer soluções, produtos, serviços financeiros e de seguros de forma ágil e competente, promovendo a mobilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para um relacionamento duradouro com acionistas e clientes.

VISÃO

Ser o banco líder em performance sustentável e em satisfação dos clientes.

OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

Baseados na missão e na visão da empresa, os objetivos do Itaú Unibanco são: Criar estruturas específicas para atender às necessidades de cada tipo de cliente;  Oferecer mais segurança e transparência para os clientes; Ajudar na conquista de sonhos (por meio do Consórcio Itaú, Financiamento Imobiliário e o Carleasing); Estar constantemente disponível (por meio do Itaú 30 horas – agências, caixas eletrônicos, internet e celular); Exercer importante papel de empresa cidadã e atuar com a mesma competência também no exterior.

Valores, Principais Produtos e Serviços e Processo Produtivo

VALORES

No Itaú Unibanco, as pessoas estão em primeiro lugar. Sejam elas colaboradores, fornecedores, clientes ou a sociedade em geral.
O banco busca a construção de equipes de alta performance, cujos talentos individuais só fazem sentido se forem capazes de formar times vencedores. Valoriza pessoas que sentem prazer em trabalhar na organização, em servir o cliente, em resolver os problemas de forma ágil e competente.

A empresa deseja construir um ambiente informal, sem espaço para a rigidez ou burocracia desnecessária, mesmo sabendo que acima de tudo está o respeito às leis e aos valores éticos, a busca constante pela transparência e o sigilo das informações dos clientes.

O Itaú Unibanco busca a inovação que facilite a vida de todos e que possibilite construir um banco cada vez melhor. O progresso, o crescimento sustentável e  a performance são metas permanentes.

A empresa tem orgulho de ser um banco sólido, contemporâneo, presente na vida das pessoas. Um banco que busca construir relacionamentos saudáveis com todos à sua volta, consciente do seu papel na sociedade e do seu impacto no meio ambiente.


PRINCIPAIS PRODUTOS E SERVIÇOS
O Itaú Unibanco Holding S/A é um banco comercial que recebe depósitos e concede empréstimos. Há uma grande gama de produtos e serviços que são oferecidos não só pelo banco, assim como todas as empresas do conglomerado.
No setor de empréstimos, a instituição oferece crédito pessoal, crédito consignado, financiamento e leasing de veículos e crédito para reformas e viagens.
No setor de investimentos, tem-se o CDB, os fundos, a poupança, a previdência, entre outros.  
Além disso, a empresa oferta aos seus clientes cartões de crédito, conta corrente, consórcios,  títulos de capitalização e seguros de vida, carro, empresa e viagem.

PROCESSO PRODUTIVO DA EMPRESA
O sistema bancário vem sofrendo um intenso processo de reestruturação produtiva principalmente a partir do final dos anos 80. A abertura do mercado, a política neoliberal e os planos econômicos atingiram fortemente os bancos, obrigando-os adotar novas estratégias de ação produtiva para sobreviver neste cenário competitivo, turbulento e globalizado.
Os bancos, então, aceleram seus investimentos em automação, terceirizam seus serviços, reorganizam o processo de trabalho e adotam políticas de privatização.

Benefícios Concedidos e Grupos Informais

BENEFICIOS CONCEDIDOS PELA EMPRESA

A empresa oferece produtos diferenciados a seus clientes. O benefício aqui deve ser entendido como a parceria nos negócios. Seriedade, solidez, inovação e uma taxa de juros menos agressiva são os principais benefícios destinados à clientes.
Já os funcionários, possuem taxas diferenciadas em alguns produtos (como crédito imobiliário e seguros), além de terem acesso ao clube de férias, descontos em passeios e em redes comerciais.

EXISTÊNCIA DE GRUPOS INFORMAIS
Existem grupose de trabalho em todos os níveis. São envolvidos profissionais de cargo e empresas diferentes. Não se trata de "poder paralelo", nem de lidar com problemas menores, mas de resolver problemas específicos.

Relacionamento com os stakeholders e tomada de decisão

RELACIONAMENTO COM OS STAKEHOLDERS
O Itaú (como todo grande banco comercial) tem uma área especifica para lidar com acionistas. É obedecida a legislação.

TOMADA DE DECISÃO
A tomada de decisão é centralizada. Apesar da existência de comitês para discussão de problemas, a decisão é tomada sempre pela dupla ‘diretoria e presidência’

Questões

Princípios da Teoria Clássica efetivamente utilizados na empresa

Os princípios da teoria clássica efetivamente utilizados na empresa Banco Itaú são: divisão do trabalho (gerentes, atendentes, caixas etc), autoridade e responsabilidade, disciplina, cadeia escalar (com cada um realizando sua função e passando informação aos outros), ordem (para o bem da eficácia e coordenação), iniciativa (os trabalhadores devem ter iniciativa e ser encorajados por seus gestores), espírito de equipe (gestores enfatizando a harmonia e a boa vontade geral entre os empregados da empresa), remuneração do pessoal (pagamento justo, não explorativo), unidade de direção (toda organização se direciona afim de obter o objetivo organizacional), equidade (empregados sendo todos tratados da maneira mais igual possível).


Relação empresa - funcionário X motivação da Escola Humana 

A relação encontrada entre a organização - funcionário com a motivação estudada na nas escolas de relações humanas é a de que melhores resultados são obtidos se forem examinadas as necessidades humanas. Nas instituições financeiras, alguns dos estudos de Hawthorne são incorporados, como por exemplo estabelecer períodos de descanso ao longo do dia, o que provocou grandes alterações na motivação dos funcionários; melhora no comportamento dos funcionários devido ao espírito de equipe motivado pelos gerentes.

Tipo de abordagem da empresa: burocrática ou estruturalista?

A empresa baseia-se nos dois tipos de estruturas, tanto a burocrática, quanto a estruturalista. Pois a teoria burocrática tem algumas características que visam a estrutura da organização, como por exemplo: a divisão do trabalho, hierarquia de autoridade, racionalidade(exercício do controle com base no conhecimento), regras e padrões, registros escritos e impessoalidade. E a teoria estruturalista tem ênfase não somente na estrutura da organização, mas também nas pessoas e no ambiente, isto é, vê a organização como um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e outras organizações.


Relação entre a tecnologia especifica e a estrutura organizacionalAtravés das pesquisas de Joan Woodward foi apresentado que as empresas apresentam um imperativo tecnológico, isto é, a tecnologia adotada pela empresa determina a sua estrutura e comportamento organizacional. Já que é preciso adaptar a estrutura de produção ao determinado tipo de tecnologia utilizado podendo assim, quanto mais complexa a tecnologia utilizada, uma previsão mais exata da produção.