segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Questões

Princípios da Teoria Clássica efetivamente utilizados na empresa

Os princípios da teoria clássica efetivamente utilizados na empresa Banco Itaú são: divisão do trabalho (gerentes, atendentes, caixas etc), autoridade e responsabilidade, disciplina, cadeia escalar (com cada um realizando sua função e passando informação aos outros), ordem (para o bem da eficácia e coordenação), iniciativa (os trabalhadores devem ter iniciativa e ser encorajados por seus gestores), espírito de equipe (gestores enfatizando a harmonia e a boa vontade geral entre os empregados da empresa), remuneração do pessoal (pagamento justo, não explorativo), unidade de direção (toda organização se direciona afim de obter o objetivo organizacional), equidade (empregados sendo todos tratados da maneira mais igual possível).


Relação empresa - funcionário X motivação da Escola Humana 

A relação encontrada entre a organização - funcionário com a motivação estudada na nas escolas de relações humanas é a de que melhores resultados são obtidos se forem examinadas as necessidades humanas. Nas instituições financeiras, alguns dos estudos de Hawthorne são incorporados, como por exemplo estabelecer períodos de descanso ao longo do dia, o que provocou grandes alterações na motivação dos funcionários; melhora no comportamento dos funcionários devido ao espírito de equipe motivado pelos gerentes.

Tipo de abordagem da empresa: burocrática ou estruturalista?

A empresa baseia-se nos dois tipos de estruturas, tanto a burocrática, quanto a estruturalista. Pois a teoria burocrática tem algumas características que visam a estrutura da organização, como por exemplo: a divisão do trabalho, hierarquia de autoridade, racionalidade(exercício do controle com base no conhecimento), regras e padrões, registros escritos e impessoalidade. E a teoria estruturalista tem ênfase não somente na estrutura da organização, mas também nas pessoas e no ambiente, isto é, vê a organização como um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e outras organizações.


Relação entre a tecnologia especifica e a estrutura organizacionalAtravés das pesquisas de Joan Woodward foi apresentado que as empresas apresentam um imperativo tecnológico, isto é, a tecnologia adotada pela empresa determina a sua estrutura e comportamento organizacional. Já que é preciso adaptar a estrutura de produção ao determinado tipo de tecnologia utilizado podendo assim, quanto mais complexa a tecnologia utilizada, uma previsão mais exata da produção.

Um comentário:

  1. Banco Itau Quebrando Empresa Banco Itau Quebrando Empresa Banco Itau Quebrando Empresa
    http://www.youtube.com/​watch?v=_qO1z68rKoQ&feature​%E2%80%8B=g-
    ME AJUDE DIVULGUE, E ME ADCINA COMO AMIGO aldairmribas@gmail.com
    O capitalismo do Banco Itau faz não divulgar ?

    ResponderExcluir