segunda-feira, 31 de outubro de 2011

História da Empresa

ITAU

Tudo começou da década de 40, onde o mundo já vinha com a segunda guerra mundial desde 1939. Em meados de 1942 o Brasil sai da posição de neutralidade na guerra e se alia com os chamados “Aliados”, porcausa de ataques da Alemanha sobre navios mercantis brasileiros. A entrada na II guerra mundial desestabilizou o regime ditatorial no Brasil, o que desencarrilhou a renuncio de Getúlio Vargas do cargo de presidente. Com a queda de Getúlio, e a entrada de Gaspar Dutra com sua inclusão de Brasil como instituição democrata, houve um favorecimento para entrada de capital estrangeiro, e importações vindas de todo o mundo.
Em 1943 e 1944, com a entrada do Brasil na guerra fez com que países cujas matrizes dos bancos fossem em países inimigos tivessem suas atividades financeiras encerradas no Brasil. Com a “exilação” de bancos tradicionais estrangeiros, houve um grande incentivo para a abertura de bancos nacionais, portanto em 1994 foram abertos 327 novos estabelecimentos bancários no Brasil. Com esse crescimento desenfreado de bancos nacionais o Estado teve que restabelecer a Caixa de Mobilização e Fiscalização Bancaria, que fixava um valor mínimo de capital para o inicio de um estabelecimento bancário. Mesmo com essa norma que já restringia vários empreendedores de criar o seu próprio banco, em 1945 foi criada uma nova reformularização do sistema financeiro brasileiro, que criou a SUMOC – Superintendêcia da Moeda e do Crédito, que tinha como função supervisionar os bancos e orientar suas políticas cambiais. Assim somente os bancos mais sólidos e menos vulneráveis a economia permaneceram, e como no caso do Itau, permenece até hoje.

UNIBANCO

A história do Unibanco é marcada por inúmeros pioneirismos no seu segmento financeiro, por grandes administradores que foram protagonistas de brilhantes idéias empreendedoras para o crescimento da instituição chamada hoje de Unibanco, e outra coisa muito marcante na história são as parcerias realizadas com grandes industrias de todos os segmentos no mercado, mas com a singularidade de melhor e mais poderosas no mercado.
O aniversário do Unibanco é marcado pela data registrada em uma carta patente do governo federal autorizando a abertura da seção bancária da Casa Moreira Salles em 27 de setembro de 1924, que anteriormente era uma das mais importantes lojas de comércio em Poços de Caldas, e havia sido fundada em 1918.

Durante mais de 80 anos o Unibanco foi umas das maiores instituições financeiras do Brasil, com parcerias memoráveis o Unibanco sempre souber aproveitar ao máximo totas a oportunidades que surgiram durante sua história, o espírito empreendedor e associativo de todos os seus administradores fez com que conseguissem conquistar um valioso espaço dentro da economia brasileira.


ITAU UNIBANCO HOLDING S/A

Uma holding é uma forma de sociedade criada com o objetivo de administrar um grupo de empresas (conglomerado). A holding administra e possui a maioria das ações ou quotas das empresas componentes de um determinado grupo .
Essa forma de sociedade foi usada no caso do Itáu e do Unibanco, dois bancos que realizaram uma fusão de suas operações financeiras em 2008, tornando-se o Itaú Unibanco Holding S/A, um banco com o total de ativos superior a 790 bihões de reais. O novo banco consolidou-se em um cenário financeiro privilegiado, com enormes possibilidades de melhora de posição perante o cenário global. A estratégia de segmentação, adotada pelos dois bancos há décadas, permite hoje que o Itaú Unibanco integre e disponha de estruturas, produtos e serviços criados para atender às especificidades dos mais variados perfis de clientes.

Na última terça-feira (01/11) o banco Itaú anunciou o maior lucro líquido da história dos bancos brasileiros:








Um comentário:

  1. Banco Itau Quebrando Empresa Banco Itau Quebrando Empresa Banco Itau Quebrando Empresa
    http://www.youtube.com/​watch?v=_qO1z68rKoQ&feature​%E2%80%8B=g-
    ME AJUDE DIVULGUE, E ME ADCINA COMO AMIGO aldairmribas@gmail.com
    O capitalismo do Banco Itau faz não divulgar ?

    ResponderExcluir